This wig ornaments appears very early. As early as in ancient Egypt, the ancient Egyptian men have shaved his head after all shave and wear wigs. Later the Romans by Egyptian influence, is also keen to wear a wig.cosplay wigsclip in hair extensionshuman hair extensions for womenclip in human hair extensionsreal hair wigshuman hair wigs for white women
Corpo CATALISA
  • catalisa@catalisa.org.br

Assinar Newsletter

Em ordem alfabética, uma síntese da trajetória profissional e experiências d@s principais profissionais associados à CATALISA:

Clique para expandir

  • Adriana Fernandes de Oliveira Open or Close

    Adriana Fernandes de Oliveira - Arquiteta e urbanista, graduada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em "Estruturas Ambientais Urbanas"pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Entre as pesquisas desenvolvidas tem-se "Biodiversidade na paisagem urbana: utopia ou realidade?" e "Desenvolvimento urbano em área de preservação ambiental: o caso da Vila de Picinguaba, Ubatuba/ SP", ambas com financiamento da FAPESP. Participou do grupo de pesquisa interdisciplinar "SONA - Sociedade e Natureza", focado em questões sociais, ecológicas e urbanísticas do litoral norte do Estado de São Paulo, sob a coordenação do prof. dr. Márcio D'Olne Campos, IFCHL/ UNICAMP. Atuou como arquiteta/paisagista autônoma e, atualmente, como professora de paisagismo e meio ambiente em cursos universitários e de capacitação profissional, tal como, do Projeto Paisagem desenvolvido pela ONG – Inst. Guatambu de Cultura: Educação, Cultura e Meio Ambiente. Participou de atividades de estudo do meio na cidade de São Paulo junto a Apel, Estudos do Meio e Excursões Culturais. Dedica-se ao estudo da pedagogia antroposófica para a aplicação didática em percepção e conhecimento do meio ambiente. Entre os artigos publicados, tem-se: "Questões ambientais no turismo do litoral norte do estado de São Paulo In: VASCONCELOS, Fábio P.(org.). Turismo e meio ambiente. Fortaleza: UECE, 1998, pp.33-47; "A implantação de unidades de conservação em áreas de ocupação humana". São Paulo: Revista Pós - FAU/USP, p.68-80.

  • Adriana Rezende Ayoub Open or Close

    Adriana Rezende Ayoub – Graduada em Ciências – Licenciatura Plena em Biologia – FIES (conclusão em 2006), Técnica em Segurança do Trabalho (COLÉGIO CAMÕES, 1997). Cursos de Capacitação: Ergonomia (SINDIMETAL, 2002), Biossegurança Laboratorial (FIES, 2003), Segurança Laboratorial (TECPAR, 2003) e NR 32 e PPP (INSAT, 2004). Experiência Profissional como Técnica em Segurança no Trabalho: KABEL (Julho a Setembro de 2005), Laboratório Frischmann Aisengart (julho de 2003 a julho de 2005), Paraná Clínicas (julho de 2002 a maio de 2003). Conhecimentos e Trabalhos Desenvolvidos: Elaboração e aplicação de treinamento de segurança; Curso de CIPA; Organização de SIPAT; Pesquisa de EPIs; Elaboração de apostilas de segurança; Controle de exames; Elaboração de PPRA; Contatos com Vigilância Sanitária; Avaliação Ergonômica; Avaliações Ambientais; Avaliação, pesquisa , elaboração e coordenação de PGRSS; Sistema de Gestão Ambiental; Educação Ambiental e, Avaliação de Passivo Ambiental.

  • Alberto de Moura Ribeiro Open or Close

    Alberto de Moura Ribeiro - Formado em Psicologia. Experiência em: API - Psicodiagnóstico Interventivo; Terapia Familiar; Terapia Psicossomática, ABC - Atendimento Breve à Criança com Psicanálise. Atuou como Coordenador e Instrutor do curso de Cooperativismo e Empreendedorismo para público em situação de risco na cidade de Santana de Parnaíba – SP pelo Programa PNQ 2004. Atuou como instrutor do curso sobre Microcrédito realizado pela CATALISA na cidade de Barueri/SP em 2005. Integrou a Equipe administrativa CATALISA do Projeto Consórcio Social da Juventude.

  • Ana Cláudia Pereira Lima Open or Close

    Ana Cláudia Pereira Lima – Tecnóloga em Logística de Armazenamento e Distribuição graduada em 2004. Experiência em: assistente administrativo, assessora legislativa e educadora social. Participa da Equipe CATALISA desde 2004, com atuação nos Projetos PNQ 2004 e 2005 – Plano Nacional de Qualificação, ProEsQ - Programa Especial de Qualificação 2006, coordenadora e educadora de Cursos de qualificação social e profissional, utilizando jogos cooperativos e dinâmicas de grupo para desenvolvimento da auto-estima, motivação e cidadania, desenvolvidos para trabalhadores em situação de risco social, empreendedores de micro e nano negócios e trabalhadores em busca de novas oportunidades. Elabora e desenvolve projetos integrados com a comunidade e Rede Social. Atuou como educadora no Curso de Logística na entidade PROJOV CAAP, representante da CATALISA em diversos Fóruns e Redes Sociais e gestora de projetos sociais na Equipe CATALISA em Santana de Parnaíba/SP. Integrou a Equipe CATALISA de Coordenação do Consórcio Social da Juventude de Teófilo Otoni/MG e Região. Foi membro do Conselho Deliberativo para a gestão 2008-2010. Foi responsável pelo projeto de Cidadania e Inclusão Digital em Teófilo Otoni/MG.

  • Ana Paula Leibruder Open or Close

    Ana Paula Leibruder - Formada em Letras – alemão / português pela Universidade de São Paulo – 1998 e pós-graduada em Língua Portuguesa/Análise do Discurso na Faculdade de Letras/USP. Ministra português para estrangeiros na FEA/USP. Atuou no projeto de incubação de empreendimentos populares solidários nos distritos de Cidade Ademar e Pedreira – SP – pelo Programa Oportunidade Solidária, SDTS/PMSP. Participou das atividades da ITCP/USP, estando mais diretamente envolvida com o Projeto São Paulo – região de Capão Redondo. Atuou como educadora social de rua por 1 ano no Programa Andrezinho Cidadão - Prefeitura de Santo André – SP. Lecionou durante 6 meses aulas de piano na SCN / Jardim Santo André (Favela Toledana) para crianças e jovens do bairro. Está atualmente envolvida com questões referentes ao ativismo/protagonismo juvenil.

  • Angela Maria Barea Open or Close

    Angela Maria Barea - Economista, pós-graduação em Marketing e Administração Industrial; especialização em Gestão Empresarial, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Mediação e Arbitragem, Consultoria/Consultant - Trader and Adviser, Educação e Cultura de Paz, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Terapeuta Holística.

  • Anilton Vaz Ferreira Open or Close

    Anilton Vaz Ferreira - Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura Plena em Biologia – Universidade São Marcos (conclusão em 2008), TCC focado em contaminação ambiental por Interferentes Endócrinos (Mimetizadores de Estrogênio), estagiário na Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Dpto. de Educação Ambiental (Projetos desenvolvidos no período de 12/06 à 01/08), Técnólogo em Redes de Computadores pela CATEC – Centro Técnológico das Américas em 2003. Educador nas Unidades do complexo Brás da Febem de 2000 à 2004, atualmente como voluntário em educação ambiental e sexual. Anteriormente apenas atuava na área administrativa.

  • Carolina Chaves D'Avola Open or Close

    Graduada em Administração de Empresas na Faculdade Getulio Vargas, trabalha na Tesouraria do Banco Santander atuando na mesa de derivativos. Fluente em francês e inglês, participou de vários eventos internacionais voltados à economia solidária, destacando-se o comando da equipe receptiva do estande da FAO na URBES. Atuou na organização burocrática de empreendimentos populares do projeto desenvolvido em conjunto com a SDTS/PMSP. Participou da Equipe CATALISA no PNQ 2004.

  • Corpo CATALISA - Apresentação Open or Close

    Em ordem alfabética, uma síntese da trajetória profissional e experiências d@s principais profissionais associados à CATALISA:

    {loadposition corpocatalisa}

  • Daniel Tygel Open or Close

    Graduado e Mestre em Física pela Unicamp-SP. Vem se dedicando, desde 1998, a ações de assessoria a grupos, movimentos populares e organizações civis na elaboração de projetos, em diagnósticos participativos, na metodologia horizontalizada da articulação e do trabalho em redes e em Educação Ambiental, além de fazer parte da equipe de animação nacional da Rede Brasileira de Socioeconomia Solidária na equipe de ferramentas tecnológicas. Participou da Comissão de Organização do V Fórum Social Mundial realizado em Porto Alegre e integrou a Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, sediado em Brasília/DF.

  • Darlene Florêncio da Silva Open or Close
    Graduada em Marketing, com experiência em vendas interna telemarketing (ativo e receptivo), elaboração de propostas comerciais, cálculos, rotinas administrativas, visitas para desenvolvimento de novos clientes, prospecção de novos negócios, manutenção de clientes, cotações e simulações de fretes, cotações em casos especiais e simulações para novos clientes. Clientes em potencial: atendimento ao cliente através de telefone ou pessoalmente através de visitas, acompanhamento dos pontos fortes da empresa, coleta de informações sobre as necessidades e a sensibilidade do cliente; formação de novas equipes e treinamento, acompanhamento e coordenação de equipes de vendas em atendimento a cliente e acompanhamento dos assuntos tratados, visando à satisfação do cliente. Experiência no atendimento de imprevistos de entrega, procurando proporcionar ao cliente a melhor solução para fidelizá-lo; elaboração de relatórios e controle de follow-up. Integrou a Equipe CATALISA no PNQ 2005 – Programa Nacional de Qualificação – desenvolvido em Santana de Parnaíba – SP.
  • Débora da Costa Ramos Teles Open or Close
    Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos, atuou no Programa Coleta Seletiva Solidária da Prefeitura Municipal de São Paulo – ITCP COPPE/UFRJ – formando cooperativas nas Centrais de Triagem de resíduos sólidos, focando o cooperativismo e auto-gestão, legalização e plano de negócio. No Programa Beija-Flor – CARF – Children At Risk Foundation desenvolveu oficinas dirigidas aos educadores. Temas: Protagonismo Juvenil, Liderança e Relações Interpessoais. Na São Paulo Transportes S A, coordenou o Posto de atendimento a passageiros especiais da Sub Prefeitura Vila Mariana. Atuou como educadora no Projeto Parceiros da Criança – UNAS – União de núcleos, associações e sociedades de Heliópolis e São João Clímaco. Atuou no Programa Oportunidade Solidária da SDTS/PMSP e Projeto de Sensibilização para beneficiários dos Programas Bolsa Trabalho e Começar de Novo, conscientizando sobre a economia solidária, cooperativismo, empreendedorismo, trabalho e emprego e cultura da cooperação, utilizando jogos cooperativos. No Programa Universidade Solidária, capacitou os alunos selecionados para atuarem como agentes sociais no município de Novo Airão – AM. Participou do Curso de introdução à economia solidária e cooperativismo - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares de São Paulo e da Maratona de Empreendedorismo – Centro Minerva de Empreendedorismo da Escola Politécnica da USP. Atualmente coordena projetos sociais na Associação Novo Olhar, Bairro do Bixiga, São Paulo.

  • Drika Pereira de Lima Open or Close

    Cursando o Projeto Carmim (formação de arte jovens empreendedores), artes visuais e elaboração de projetos sociais. Faz parte do Comitê de responsabilidades dos alunos da Escola de Artes Carmim. Participou do 1º Seminário Internacional de Democratização Cultural em agosto de 2007. Desenvolve atividades de rotina administrativa e atendimento ao público em Geral e Estágio com arte nos Hospitais. Já participou da organização de diversos Cursos e eventos realizados pela CATALISA e desenvolve trabalhos administrativos no escritório da CATALISA em Santana de Parnaíba/SP. Integrou a Equipe administrativa CATALISA no Projeto Consórcio Social da Juventude.

  • Eduardo Coutinho de Paula Open or Close

    Graduado em Engenharia Química (Escola de Engenharia Mauá), auditor em sistemas de gestão (Fundação Vanzolini), com mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Universidade Federal de Itajubá) e doutorado em Saneamento e Meio Ambiente (Universidade Federal de Minas Gerais). Atuou durante 10 anos em empresas nas áreas química e metalúrgica, com ênfase em suprimento de materiais e sistema de garantia de qualidade. Empreendedor social, desenvolve desde o ano 2000 Cursos, Oficinas, Projetos e Assessorias para as áreas Comunitária, Organizacional, Educacional e Ambiental, com base na metodologia dos Jogos Cooperativos, fundamentos da Economia Solidária e princípios de Sustentabilidade. Já realizou trabalhos em diversas regiões do país. Representou a CATALISA na Comissão Organizadora Permanente da Conferência de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, no Fórum Paulista de Economia Solidária, no Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e na Rede das Agendas 21 de São Paulo. Foi membro do Conselho Consultivo do GAO - Grupo de Articulação de ONGs Brasileiras na Construção da Norma internacional de Responsabilidade Social (ISO 26000) e do Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, pelo CBH-AT. Foi Coordenador-geral na CATALISA do Projeto Consórcio Social da Juventude de Teófilo Otoni/MG e Região. Coordenou o Projeto Pró-Ambiente de gestão ambiental em São Bernardo do Campo/SP, bem como os seguintes Projetos da CATALISA: Capacitação Técnica em Recursos Hídricos da Sociedade Civil do Pinheiros-Pirapora, Alto Tietê; ProEsQ 2006 – desenvolvimento de material didático de qualificação profissional em escala nacional; Microcrédito - criação de material didático; PNQ – Plano Nacional de Qualificação – Convênio SERT – Secretaria Estadual de Emprego e Relações de Trabalho; Projeto de Rede Solidária 2004 nos Distritos Cidade Ademar e Pedreira, São Paulo, com recursos FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – e Projeto de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários na mesma região – pelo Programa Oportunidade Solidária, em parceria com a SDTS/PMSP – Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura Municipal de São Paulo. Permacultor (Rede Brasileira de Permacultura). Dedica-se ao contínuo aprofundamento sobre consciência de grupo, liderança e governança. É membro do Conselho Deliberativo da CATALISA desde 2003 e professor na área de Engenharia desde 2011.

  • Evandro de Castro Sanguinetto Open or Close
    Graduado em Biologia, com pós graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, é autodidata, consultor, empreendedor, educador socioambiental e palestrante. Idealiza, elabora, coordena, focaliza e facilita ações e processos de cursos, oficinas e projetos nas áreas de educação, meio ambiente e turismo sustentável para público de diversas idades e formações. Aprendiz de Contador de Histórias, desde 1990 atua nas áreas de (Eco)Turismo, Meio Ambiente e Educação, voltado para Educação Socioambiental, Ecoeducação, Alternativas de Sustentabilidade e Desenvolvimento Integral do Ser. Foi coordenador da ONG Grupo Brasil Verde – GBV, Três Corações/MG e região. É sócio-diretor da Gaia TerraNova Habitats Sustentáveis, sediada em Itajubá/MG.
  • Fábio Alves de Oliveira Open or Close
    Formado em Educação Física pela Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Teófilo Otoni, Minas Gerais, habilitado em Licenciatura. Professor da academia "Gracie barra caveirinha de jiu-jitsu", núcleo Teófilo Otoni. Atuou como professor estadual no ensino médio e fundamental. Ampla experiência na área de comunicação de áudio visual, elaboração de vídeos institucionais e propaganda televisiva. Fotógrafo e cinegrafista social. Integra a Equipe CATALISA, atualmente responsável pela divulgação áudio visual do Projeto Consórcio Social da Juventude de Teófilo Otoni e Região – Superação Mucuri.

  • Fabio Ranieri Open or Close
    Graduado em Tecnologia da Editoração pela FMU, em São Paulo, tem experiência vasta no campo gráfico e editorial com mais de 6 anos de experiência. Atualmente contribui no desenvolvimento de projetos independentes e de materiais didáticos de qualificação profissional da CATALISA e estuda Engenharia Civil. Participou do projeto assistencial Oriente-Ocidente, dava aulas de informática aos sábados, voluntariamente para pessoas de baixa renda.
  • Fernanda Vaz Ribeiro Open or Close
    Educadora com especialização em Gestão de Projetos (Impacta - 2006), graduada em Educação Física, atua em trabalhos de inclusão social, gestão popular e cooperativismo desde 1999, utiliza a metodologia dos Jogos Cooperativos como método de educação e formação. Formada em análise transacional e em PNL, coordenou o projeto Arquimedes (parceria com a Secretaria da Cultura de SP) e atuou na Escola Aberta (Secretaria do Esporte). Foi educadora do Programa Oportunidade Solidária (SDTS/PMSP) em parceria com Unesco/FAO - com o foco na cultura da cooperação, economia solidária e fomento à autogestão popular. Desenvolveu junto à SAS (Secretaria de Assistência Social) o eixo da geração de renda, sendo co-responsável pela formação dos educadores. Atuou como educadora na ONG Ação Educativa (parceria com a Secretaria de Justiça), Projeto Voz do Morro (RJ) e casa do Hip-Hop em Diadema/SP. Criadora e coordenadora do projeto teamwork, que tem como objetivo potencializar o espírito de equipe, facilitando a liderança natural; vivenciando e resgatando valores nas organizações nacionais e multinacionais. Consultora da empresa Talentos Agregados, desenvolve projetos de treinamento e desenvolvimento em diversas empresas, instituições e no Terceiro Setor - com foco nas habilidades gerenciais: liderança, formação de equipe, comunicação e motivação, criando oportunidades de gestão estratégicas e desenvolvimento interpessoal. Alguns clientes: Pernambucanas, Bacardi, Gradiente, Unibanco, Siemens, Pfizer, Infraero, MBAs USP SP/Fia/Fea e Fipecafi, entre outros.

  • Francislene Guimarães Freire Matias Open or Close
    Profissional da área de Recursos Humanos, com forte atuação no desenvolvimento de ações potencializadoras no levantamento e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, tendo por objetivo a geração de renda, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida. Ampla experiência na condução de programas internos de recolocação, atuação em visitas às empresas, agências e consultorias, consideradas "alvo" com o intuito da apresentação dos perfis dos colaboradores contemplados pelos programas, visando expandir o leque de oportunidade na inserção no mercado de trabalho. Domínio na estruturação e acompanhamento de estratégias de inserção no mercado de trabalho, focando a recolocação profissional bem como forte atuação na área comercial focada na busca de parceiros. Atua na Equipe CATALISA do Consórcio Social da Juventude de Teófilo Otoni/MG e Região.
  • Gesualdo D'Avola Filho Open or Close

    Graduado em Administração de Empresas – foi Responsável Técnico da CATALISA no PNQ – Plano Nacional de Qualificação, com recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, com atuação nos municípios de Curitiba, Pinhais, Piraquara, Candói, Laranjeiras do Sul, Londrina, Apucarana, Paiçandu e Sarandi no Estado do Paraná e em Barueri, Santana de Parnaíba, e região do ABC Paulista no Estado de São Paulo. Participou da Comissão Municipal de Emprego da Cidade de São Paulo como integrante do GAT – Grupo de Apoio Técnico e da Comissão Estadual de Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo. Foi consultor da FETRABALHO-SP Federação das Cooperativas de Trabalho do Estado de São Paulo. Coordenou o ProEsQ 2005 e 2006 de desenvolvimento de material didático de qualificação profissional em escala nacional e o Projeto da CATALISA para o desenvolvimento de material didático voltado à difusão do MICROCRÉDITO, a NUTRIÇÃO E DIETÉTICA, a SEGURANÇA DO TRABALHO, a AUXILIARES DE FARMACIA e a MECATRONICA. Foi responsável pela validação dos programas de multiplicadores do Curso de Segurança Alimentar do I.E.E.B. nas cidades do Nordeste do Brasil. Coordenador administrativo dos Programas Desenvolvidos em conjunto com a FAO, responsável pela supervisão técnica dos cursos de administração. Cursos nas áreas de: Finanças, Factoring, Administração Gerencial, Cooperativismo. Didática: Matemática Financeira; Análise de Crédito; Análise de Negócios; Cursos Preparatórios para Focalizadores de Projetos de Incubação de Empresas; Cursos de Formação Cooperativista. Resumo de Qualificações: Experiência nas áreas de Administração, Organização, Recursos Humanos, Processamento de Dados com Ferramenta de Gestão e Finanças, com habilitação na Coordenação e Gerenciamento de equipes de trabalho, Análise de Crédito e Negócios, Consultoria Administrativa e Financeira. Ampla vivência no gerenciamento e coordenação de Projetos vinculados a verbas especiais (BNDES / FINEP); no treinamento de pessoal em cursos específicos de aperfeiçoamento e em Programas de desenvolvimento social. Foi membro do Conselho Deliberativo da CATALISA de 2004 a 2008.

  • Gilson Barbosa de Lima Open or Close

    Graduado em Odontologia (2004). Atuou por 02 anos como estagiário (residência odontológica) no setor de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Municipal do Campo Limpo – SP, experiência em: Treinamento de Equipe Multidisciplinar de Saúde, Cirurgia e Traumatologia, Emergências e Urgências, Pacientes Portadores de Necessidades Especiais, Primeiros Socorros, Nutrição e Dietética, Promoção de Saúde Coletiva, Saúde Pública, Laser, Implantes, Ortodontia, Próteses e Clínico Geral. É Empreendedor Social desde 2004, atuante em instituições do 3º setor, realizando coordenação de cursos de qualificação social e profissional; pesquisa, desenvolvimento e avaliação de projetos sociais; elaboração de material didático; captação de recursos e parcerias. Utiliza a metodologia dos Jogos Cooperativos como instrumento de transformação da sociedade. Representou a CATALISA na região metropolitana de SP em Redes Sociais, Fóruns, Comissão Municipal de Emprego (CME), Comissão Estadual de Emprego e Trabalho (CEET), etc. Integrou a Equipe de Coordenação CATALISA do Projeto Consórcio Social da Juventude de Teófilo Otoni/MG e Região. Membro do Conselho Deliberativo da CATALISA desde outubro de 2007. Atualmente é responsável pelas ações da CATALISA na região nordeste de Minas Gerais e no Estado da Bahia.

  • Harry Almeida Ferreira Open or Close
    Formação em Administração de Empresas pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/1987. Atuou na incubação de empreendimentos populares solidários no Distrito de Cidade Ademar – Pedreira, no Programa Oportunidade Solidária da PMSP/SDTS, com especialidade na construção de Planos de Negócio e obtenção de linhas de crédito popular. Participou da ABRACOOP-Associação para Desenvolvimento das Cooperativas de Trabalho e Serviço no Projeto Formação Cidadão – UNESCO. Atuou no CRÉDITO POPULAR SOLIDÁRIO / ONG, na função de Agente de Crédito de Agosto de 2001 a Abril de 2002, desenvolvendo as seguintes atividades: captação de clientes, divulgação do produto, levantamento e análise de dados socioeconômicos de clientes formais ou informais, apresentação ao comitê para aprovação do crédito, acompanhamento pós-crédito e cobrança. Atualmente desenvolve trabalho junto à FEBEM. Foi membro do Conselho Fiscal da CATALISA.
  • Hélio Lelis Leite Open or Close

    Formação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2003) e cursando Licenciatura (USP). Participou de projetos de geração de trabalho e renda e desenvolvimento de Planos de Negócio. Prestou assessoria gerencial na Incubadora de Cooperativas de Santo André/Associação Politeuo de Economia Solidária e, na qualidade de Educador, desenvolveu metodologia de incubação de cooperativas. Integrou a equipe CATALISA no Projeto Pró-Ambiente e foi focalizador na incubação de empreendimentos populares no programa Oportunidade Solidária da Prefeitura de São Paulo, Distritos Cidade Ademar e Pedreira, 2003. De Dez/2001 a Mai/2003, participou da ITCP/USP - Programa de Extensão Universitária voltada para construção de cooperativas populares, atuando no Distrito Jd. Ângela. Março a novembro 2001 – Multiplicador no Projeto de implementação do Orçamento Participativo - Prefeitura Municipal de São Paulo. Agosto a Dezembro de 1999 – articulador no Projeto Parceiros do Futuro - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Agosto de 1996 a janeiro de 1999 - Centro de Estudos Rurais e Urbanos - CERU/USP. Agosto de 1996 a Julho de 1997 - assessor técnico em informática & bolsista CNPq iniciação científica: Projeto: Família e Política - Coordenadora Profª. Dr.ª Alice Beatriz S. Lang. Agosto de 1997 a Janeiro de 1999 - bolsista CNPq iniciação científica: Projeto: Imigração portuguesa em São Paulo – Coord. Profª. Dr.ª Beatriz Lang.

  • Jackson dos Santos Vitória de Almeida Open or Close

    Graduado em Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2013), Especialização em Tradução de Inglês pela Universidade Estácio de Sá (2014), Mestrado em Estudos Linguísticos, área de concentração Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professor de inglês e tutor no formato semipresencial no Instituto Iniciativa Global, Universidade Aberta Integrada. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, estudos comparativos culturais, literatura inglesa, leitura dramatúrgica, tradução de inglês, produções de texto em língua inglesa, psicanálise Freud-lacaniana, linguística da enunciação e formação continuada. Na CATALISA, é responsável pela organização de eventos e ministra cursos e oficinas de leitura dramática para diversos públicos. 

  • Jasiel Nascimento dos Santos Open or Close
    Técnico em Administração de Empresas, atuou como estagiário no Banco do Brasil, no Setor de Contabilidade, desenvolveu trabalhos como Orientador nos seguintes espaços culturais: Pinacoteca do Estado, Memorial do Imigrante, Teatro Oficina e Sérgio Cardoso, Sede da Secretaria do Estado da Cultura, Arquivo do Estado. Cursos nas áreas: Auto estima, Motivação, Básico em Propaganda, Vendas e Atendimento ao Cliente, Inicialização ao Telemarketing, Empreendedorismo e Cooperativismo, Reciclagem. Realizou trabalho de apoio Administrativo na Equipe CATALISA em Santana de Parnaíba.
  • João Carlos Benicio Open or Close

    Formado em Contabilidade com larga experiência no Terceiro Setor - desde 1987 - nas áreas de Auditoria, Consultoria em Gestão, Consultoria em Desenvolvimento de Projetos Sociais, Gerenciamento de Projetos, Gestão Financeira e Desenvolvimento de Manuais Administrativos, Cursos e treinamentos, atuando em ONGs, OSCIPs, Fundações e Institutos. Professor convidado nas áreas de especialização do Terceiro Setor no CEATS/FGV/SP e UFBA/BA. Autor do Manual de Gestão Financeira para Organizações da Sociedade Civil – Fonte/Editora Global e do Dialoger – Programa de Gerenciamento de Projetos Sociais. Sócio Diretor da Profinanças Assessoria Contábil, Conselheiro Diretor da Instituição O Diamante e Conselheiro do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra – Estado de São Paulo, atuando como Vice-Presidente. Consultor Autônomo em Políticas Públicas para a População Negra. Foi responsável pela contabilidade geral da CATALISA de 2003 a 2013.

  • José Eduardo Maida de Rezende Open or Close
    Graduado em Direito. É Ourives, Design em Jóias e técnico em modelagem em cera perdida, cria a jóia no papel e confecciona a mesma para arte final, tanto em cera perdida ou no metal, com conhecimentos em gemas, metais, ligas de solda e etc. Ampla experiência como Empreendedor Social em Instituições do Terceiro Setor, ministrando e supervisionando cursos de qualificação profissional, desenvolveu também como educador, Oficinas de Biojóias que são bijuterias criadas com sementes, latinhas, cascas, madeiras e produtos naturais, design sofisticado, combinação de temas nas peças que trazem para a moda o glamour da jóia mesclada com elementos da natureza, contribuindo no desenvolvimento sustentável.
  • Karen Priscyla Coelho Open or Close
    Graduada em Ciências – Licenciatura Plena em Biologia – FIES, Técnica em Processamento de Dados (BAGOZZI, 1998), Palestrante da ONG UNIBIO: Universidade Livre de Proteção à Biodiversidade (maio a julho de 2004), Projeto voluntário FINAL DE SEMANA AMBIENTAL NA COMUNIDADE ILHA DAS PEÇAS/PR – com atividades junto à escola local, crianças de 5 a 10 anos (julho a novembro/2003), Ouvinte do MINI-CURSO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL e os CINCO SENTIDOS (FIES, 2003) e ECOTURISMO E ENGENHARIA DO SISTEMA TERRA, ministrado pelo professor Scott Byrd da Universidade Estadual de Oklahoma – EUA (FIES, 2003).
  • Kelli Paula do Nascimento Souza Open or Close
    Cursando Administração de Empresas na UNISSA em Sarandi/PR, com diversas experiências na área administrativa e na área de crédito. Atuou na Agência de Fomento do Paraná S.A. como agente de Crédito do município de Sarandi – PROGRAMA BANCO SOCIAL. Integrou a Equipe CATALISA no PlanTeQ Paraná – Plano Territorial de Qualificação 2006/2007, com ações nas regiões de Maringá e Londrina.
  • Kristy Soraya Coelho Open or Close
    Graduada em Nutrição (FIES, 1999), Especialista em Nutrição Clínica (UNOPAR, 2000) e Mestranda em Tecnologia em Saúde (ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Informática em Saúde, Sistemas de Informação em Saúde e Sistemas de Apoio à Decisão em Saúde – TÍTULO PROVISÓRIO DA DISSERTAÇÃO: Proposta de um Sistema de Apoio à Decisão em Nutrição com ênfase em Diabetes mellitus (PUCPR, em andamento)). Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação – CPA/FIES, Coordenadora da Central de Estágios – FIES e Membro da Comissão de Avaliação Interna – CAI/FIES das Faculdades Integradas "Espírita", Curitiba – PR. Nutricionista clínica do Centro Integrado de Terapias do Desenvolvimento Humano, desde 1999. Atua como personal nutrition, atendimento domiciliar, desde 2005. Participou da Equipe CATALISA no PNQ 2005 e PNQ 2006 – Plano Nacional de Qualificação em São Paulo. Atualmente representa a CATALISA no PNQ 2006 em Curitiba, desenvolvendo principalmente o tema de Segurança Alimentar e Nutricional. Participou do Conselho Fiscal da CATALISA.
  • Leonardo Pereira da Silva e Silva Open or Close
    Cursando Farmácia na UNIPAC Teófilo Otoni – MG, experiência na área administrativa, já participou de projetos sociais na área da saúde em 2005 e 2006, atualmente integra a Equipe administrativa da CATALISA no Consórcio Social da Juventude de Teófilo Otoni/MG e Região - Superação Mucuri.
  • Leopoldo Gabriel Thiesen Open or Close
    Formação: Licenciatura Plena em Filosofia, Especialização e Mestrado em Filosofia/Ética pela PUC-Campinas e Doutorando em Filosofia pela UNICAMP Vem se dedicando à pesquisa e ensino em Filosofia, em Ética, Bioética e Ética organizacional. Extensão universitária em Cooperativismo e Economia Solidária na ITCP/UNICAMP. Tem interesse específico no estudo e análise dos processos de construção de coletivos cooperativos e autogestionários, tendo participado na elaboração e implantação de projetos desta natureza. É artista plástico (artesanato e escultura em madeira e outros materiais).
  • Luci Mendes de Melo Bonini Open or Close
    Graduada em Letras, Mestre e Doutora e Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professora universitária na graduação e na pós-graduação na área da Educação. Autora de livros Didáticos, entre eles Série Brasil – Alfabetização, pela Ed. Ática, aprovado pelo PNLD-MEC. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira dos Professores de Lingüística. Pesquisadora na área da Semiótica da Educação, com vários livros e artigos publicados. Diretora da Coopem Educadores, em Mogi das Cruzes, Diretora de Educação e Treinamento na FETRABALHO-SP e da COOTRABALHO.
  • Luiz Roberto Segala Gomes Open or Close

    Técnico em Processamento de Dados e graduado em Administração de Empresas com pós graduação em Planejamento e Marketing Turístico. Atuou pela CATALISA no ProEsQ 2006 e no PNQ – Plano Nacional de Qualificação, convênio SERT – Secretaria Estadual de Emprego e Relações de Trabalho. Atuou como administrador e focalizador do projeto Desenvolvimento Solidário desenvolvido pela PMSP em parceria com a MEDICALCOOP. Cursos nas áreas de: Processamento de Dados, Administração de Empresas, ISO 9000, IS0 14000, atendimento de clientes internos e externos, linguagens de Programação diversas e planos de negócios. Resumo de Qualificações: Experiência nas áreas de Administração, Organização, Suprimentos, Recursos Humanos, Microfilmagem, Processamento de Dados e Ferramentas de Gestão e Finanças. Ampla Vivência na concepção e desenvolvimento de novos negócios, administração de pessoal e desenvolvimento de novas metodologias de administração de micro e pequenas empresas tendo como base a economia solidária em seus diversos aspectos. Desenvolveu diversos trabalhos administrativos em projetos sociais da CATALISA. Integrou a Equipe de Coordenação do Projeto CATALISA Consórcio Social da Juventude de Teófilo Otoni/MG e Região. Foi titular do Conselho Fiscal da CATALISA de 2008 a 2010.

  • Marco Aurélio Tavares Bastos Open or Close
    Permacultor, pelo IPAB/Permear e Rede Brasileira de Permacultura, criador do Núcleo de Permacultura da Mantiqueira em São Francisco Xavier/SP. É lavrador e Professor Yoga, jornalista/repórter fotográfico. Iniciou Pedagogia em 2005. Participou na coordenação de Projetos para o Ministério da Saúde com hortas e vídeos para populações HIV. Promove "Canteiros Instantâneos", uma técnica de agricultura produtiva e recuperativa. Desenvolve trabalho voluntário de monitoria de grupos de jovens com temática de convívio saudável e sustentabilidade. Desenvolve Cursos e Oficinas práticas em Permacultura. Participou da fase de implantação do Projeto Consórcio Social da Juventude de Teófilo Otoni/MG e Região.
  • Maria Beatriz da Silva Almeida Open or Close
    Graduada em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), atuou durante 27 anos em Pesquisa & Desenvolvimento. Formada em Master Practitioner, Trainer e Coach em PNL. Promoveu oficinas de treinamento para Practitioners em PNL. Palestras para professores, psicólogos e fisioterapeutas: "Otimizando sua Comunicação com o Uso da Linguagem dos Sentidos, utilizando ferramentas da PNL. Pós-graduada em Cultivo de Plantas Medicinais. Desenvolveu e coordenou um Sistema de Cultivo de Plantas Medicinais para estudos fitoquímicos e um Jardim de Plantas Medicinais que são utilizadas na atenção primária em saúde pública. Participou da Elaboração da "Cartilha da Saúde. Horta de Plantas Medicinais, Far-Manguinhos – FIOCRUZ, RJ". Orientou pessoas de nível técnico, médio e superior em trabalhos científicos, em laboratório de pesquisas fitoquímicas. Participou como consultora em recursos humanos do Programa Mini-Empresa de Empreendedorismo, da Junior Achievement, RJ, para estudantes do nível médio. Pós-graduada em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial. Elaboração do projeto: "Análise de Redes Sociais em Roteiros Turísticos. O caso: Circuito Turístico Eco-Rural em Silva Jardim, RJ. Publicação na revista Inteligência Empresarial número 30, Crie/Coppe do artigo: "A Análise de Redes Sociais como Ferramenta Estratégica de Desenvolvimento Regional: O Caso do Município de Silva Jardim, no Rio de Janeiro.
  • Maria Carlota Toledo Moraes Open or Close
    Psicóloga e Pedagoga, formada em Psicodrama Pedagógico. Especialista em "Psicoterapia Ambulatorial" de orientação psicanalítica pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Consultora da Praticare em desenvolvimento de RH para empresas envolvidas no Projeto APL (Arranjos Produtivos Locais) em parceria com a FIESP, atuando em todo o interior do Estado de São Paulo. Experiência como coordenadora de Recursos Humanos em empresas de grande porte de diversos segmentos e como consultora em Diagnóstico Organizacional Interventivo, elaboração e execução de programas de Treinamento & Desenvolvimento, Coaching, Counseling. Atua na formação de instrutores, monitores e facilitadores de programas sociais voltados ao cooperativismo e empreendedorismo, preparando-os para atuação em sala de aula. Desenvolvimento de cursos de qualificação voltados para o cooperativismo. Integrou a Equipe CATALISA no ProEsQ 2006, como coordenadora pedagógica no desenvolvimento de materiais didáticos. Foi Coordenadora Pedagógica do Projeto Microcrédito da CATALISA e do Projeto Segurança Alimentar do I.E.E.B. sendo a responsável pela introdução do conceito "Cartilha do Aluno" nos programas destinados à formação de pessoas enquadradas no conceito de analfabetos funcionais. Foi orientadora pedagógica do Projeto FAO na incubação de empreendimentos populares em pareceria com a Prefeitura de São Paulo / Projeto Desenvolvimento Solidário. Tradutora e Intérprete Português / Inglês. Atuou como vice-presidente do "Alvorecer – Vida e Dignidade Social" - Projeto para Centro de Referência de Saúde e Educação da favela de Heliópolis. Experiência clínica com população carente e em consultório particular – avaliação psicológica e psicoterapia de orientação psicanalítica de crianças e adultos.
  • Marli Aparecida Colonhezi Castro Open or Close
    Profissional da área de Recursos Humanos, desenvolveu em seu percurso profissional ampla experiência no recrutamento e seleção de pessoal, onde efetuou análise do perfil de cada colaborador, para o melhor aproveitamento de suas habilidades, com forte atuação no treinamento e acompanhamento do desempenho dos mesmos. Ministrou aulas de habilidade básica e gestão junto ao programa do governo do estado de São Paulo "Frente de Trabalho", objetivando a capacitação do indivíduo, elevando assim, sua intelectualidade e auto-estima. Experiência como docente e supervisão do Programa Nacional de Estímulo ao 1º Emprego. Integra a Equipe CATALISA no Consórcio Social da Juventude de Teófilo Otoni/MG e Região.
  • Nádson Kalil Guedes Open or Close

    Artista Plástico desde 2001, ingressou no Serviço Militar Obrigatório, 32º Grupo de Artilharia de Campanha, na 3ª BO, como Auxiliar de Escritório da Sargenteação, onde exerceu diversas funções na área administrativa tais como: elaboração de documentos oficiais, protocolista, arquivista, telefonista, entre outras funções que eram de rotina. Foi transferido em 2006 para o Quartel General do Exército de Brasília, onde trabalhou na Fiscalização Administrativa do Departamento Logístico, como Assistente Administrativo até fevereiro de 2008, exercendo diversas funções tais como: elaboração de documentos oficiais, controle de notas de empenho, protocolista, arquivista, controle de faturas, telefonista, contabilidade de remunerações mensais, tendo recebido um Diploma de Honra ao Mérito pelos diversos serviços prestados. De volta à Itambacuri/MG, participou da Equipe CATALISA no Consórcio Social da Juventude de Teófilo Otoni e Região.

  • Neusa Ponchielli Lustosa Open or Close
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); especialista em Magistério do Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (IBPEX); especialista em Psicopedagogia pela UTP e Mestre em Educação pela UTP com concentração nos estudos das práticas pedagógicas e seus elementos articuladores. Estes elementos são entendidos como currículos, ensino-aprendizagem, relação professor-aluno, cultura educacional, formação de professores, tecnologia educacional, interdisciplinaridade, cotidiano educacional e práticas alternativas. É professora do Ensino Superior das Faculdades Integradas "Espírita" (FIES), professora de Pós-Graduação. Coordenadora de Estágio dos Cursos Seqüenciais (FIES) Membro da Comissão Científica (FIES). Também atua como psicopedagoga Clínica e Institucional. Como psicopedagoga clínica atua nas dificuldades de aprendizagem através do diagnóstico, planejamento e intervenção. Na psicopedagogia Institucional estuda e cria condições para melhorar a aprendizagem individual, grupal nas instituições educativas ou em situações de aprendizagem empresarial e comunitária.
  • Raphael Henrique Doria Open or Close
    Bacharel em Comunicação Social com especialização em Propaganda e Publicidade pela Faculdade Armando Álvares Penteado e especialista em Jogos Cooperativos pela UNIMONTE (Santos – SP). Há mais de cinco anos vem atuando como focalizador de Oficinas de Jogos Cooperativos, tendo participado de Projetos em Economia Solidária pela SDTS – Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura Municipal de São Paulo. É também professor de inglês para o ensino formal e coordenador/ator de projetos sociais em teatro-educação.
  • Regiane Maria de Oliveira Open or Close

    Graduada em Direito pela Universidade Mackenzie em 1997, especialização em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional. Atua na área de advocacia empresarial, com ênfase em direito do trabalho, civil e tributário. Desenvolve trabalho educacional voluntário voltado para crianças com foco em valores humanos. Escritora de livros infantis. Realizou na CATALISA estudos sobre legislação de recursos hídricos.

  • Reynaldo Verdial Martinez Open or Close
    Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie; Técnico Contábil, com especializações em Auditoria; experiência em Gestão de empresas nas áreas Administrativa, Controladoria, Contábil, Legal, Informática e Auditoria. Experiência em Consultoria de Gestão de Negócios e Eventos de Formação Profissional. Atuou como Auditor, Diretor Administrativo e Financeiro em empresas privadas nos Setores de Energia Elétrica, Banco de Investimento, Telefonia, Alimentação e Produção de Fios e Cabos Elétricos. Atuou como Consultor nos setores de Transportes Coletivos, Indústria de Alimentos e Química. Participou na CATALISA do Projeto Microcrédito em 2005.
  • Rodrigo Grecco Carvalho Open or Close

    Comunicólogo, bacharel em comunicação social com habilitação em propaganda em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Experiência profissional relacionada a projetos de comunicação online: planejamento de web sites, elaboração de arquitetura de informação, análise de dados, gerência de escopo geral de sites, plano de comunicação online na área musical, relacionamento em redes sociais virtuais. Elaboração de projeto de qualificação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade para prática de ações promocionais e merchandising. Desde 2005 participa de projetos relacionados a questões sócio-ambientais, diagnóstico participativo, desenvolvimento local comunitário e educação ambiental na cidade de Araçariguama/SP. Experiência com jogos cooperativos, elaboração de projetos de comunicação comunitária e interesses em educação popular e permacultura. Integrou a Equipe CATALISA do Projeto Consórcio Social da Juventude de Teófilo Otoni/MG e Região, responsável pela parte de comunicação e do Projeto TV Catalisa.

  • Roger Naji El Khouri Open or Close

    Psicólogo, Educador e terapeuta com mestrado em Musicoterapia pela Anglia Polytechnic University, Cambridge, Inglaterra, tendo desenvolvido estudo comparativo relativo a grades curriculares de Cursos de diversas regiões do Brasil. É facilitador credenciado pela Innerlinks Associates USA da Versão Avançada e da Versão Grupo do Jogo da Transformação®, instrumento de desenvolvimento pessoal, profissional e de interação grupal que promove a resolução de conflitos interpessoais. Desenvolveu trabalhos vivenciais na Associação Centro de Vivências Nazaré. Ampla experiência no acompanhamento de processos grupais de ensino-aprendizagem. Foi docente na UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto – SP e na Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve aprofundamento de estudos na psicologia junguiana. Foi Conselheiro da CATALISA de 2004 a 2008.

  • Rosely Espindola Chaves Open or Close
    Médica Generalista com especialização em pediatria e em programa de saúde da família. Atuou em vários hospitais públicos dentre eles o Hospital Infantil Darcy Vargas. Dentro do programa de saúde da família e responsável em sua unidade pela capacitação das agentes comunitárias de saúde em diferentes setores como vacinação, planejamento familiar, prevenção de hipertensão e diabetes, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e doenças infecto contagiosas. E responsável técnica da Cooperarmed. Aprovada em concursos públicos pela Secretaria de Saúde do Município de São Paulo e pelo Governo Estadual como Medica Pediatra. Foi diretora da Unidade Básica de Saúde Água Funda (PAS) sendo atualmente Auxiliar de Chefia da Unidade Básica de Saúde Cupecê. Participou na CATALISA do Projeto ProEsQ 2006.
  • Sergio Machado Barbosa Open or Close

    Graduado em Música na Fundação das Artes em São Caetano do Sul e Conservatório Musical de Tatuí, SP. Participou da formação do grupo Seiva de Ecologia, uma das ONGs pioneiras que atuaram nas campanhas contra a implantação de usinas nucleares. Criou e coordenou o Núcleo de Abordagens em Vivências Energéticas que produziu vários workshops e seminários com abordagem holística e interdisciplinar, tais como Transição Cidade-Campo, Agricultura orgânica, bioconstrução, Saúde e alimentação, Comunidades auto-suficientes, e grupos de crescimento em Gestalterapia, Bioenergética, Psicologia transpessoal, Meditação dinâmica e Tai chi. Participou da criação de cooperativa de produção de alimentos integrais e de projeto de implantação de comunidade rural autogestionária. Participou da elaboração de vários projetos: Humanum – Consciência e cidadania planetária para a sustentabilidade; Rede de consumo consciente; Articulação de eco-produtores; Feira de ecodesign e Bioeconomia. Foi membro do Conselho Fiscal da CATALISA e responsável pela implantação do projeto PRÓ-AR CATALISA.

  • Sergio Varkala Sangiovani Open or Close

    Engenheiro Elétrico, Pós-Graduado em Engenharia Automotiva FEI. Campo de Atuação: área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, principalmente em áreas de poluição. Patentes de novas tecnologias: Filtro de Impacto de Particulados Diesel (IDPF) para motor Diesel; Dispositivo Redutor de Emissões de motores Otto (BLADE), Sistema e Método para Avanço Químico de Ignição em Motores à Combustão, Desenvolvimento de Novo Processo em Reator para Separação de Hidroxila do Etanol, Desenvolvimento da tecnologia do Reator Inercial para fazer a decantação das partículas sólidas dissolvidas na vinhaça (resíduo da fabricação de etanol).

  • Ubiratam Basilio de Azevedo (Bira) Open or Close

    Educador formal e informal, graduado em pedagogia pela USP - Universidade de São Paulo em 2008. Principais qualificações: Magistério de aulas de disciplinas do ensino fundamental I e aplicação de Dinâmicas de Grupo e Jogos, tendo trabalhado na rede pública municipal de ensino de São Paulo e realizado diversos trabalhos voluntários para crianças e jovens, sob a forma de Oficinas. Integrou a Equipe Pedagógica do Consórcio Social da Juventude desenvolvido pela CATALISA.

  • Valdenia Ferreira de Matos Open or Close

    Técnica Contábil com ampla atuação na área administrativa desde 1991, atualmente em curso superior de Administração de Empresas na Unipac em Teófilo Otoni/MG. Integrou a Equipe administrativa da CATALISA no Consórcio Social da Juventude de Teófilo Otoni/MG e Região - Superação Mucuri.

human wigs for white womenreal hair wigs for womenreal hair wigsPaula young wigs for women - Real hair wigslong angled bob